quarta-feira, 3 de junho de 2009

Nostalgia - Video Jogos

Continuando com este tema da Nostalgia introduzido pelo Confrade Gonçalo e tão bem continuado pelo Edison e pelo Ró trago-vos hoje alguns videojogos que marcaram a minha infância e a de muitos, quiçá até alguns de vós, carissimos leitores.

Desde pequeno que sou perdido por videojogos. Lembro-me vagamente de quando tinha alguns 5 anos de jogar na Atari dos meus primos mais velhos, no computador do meu tio Ruben que, posteriormente haveria de deixar aos meus primos aquando da sua emigração para os EUA, juntamente com uma velhinha SNES (Super Nintendo Entertainment System) onde me perdia a jogar Contra II.

Ainda andava na pré-escola quando me ofereceram uma Sega Mega Drive, ultimo grito da tecnologia em videojogos; algures em 1993. Lembro-me que na manhã do primeiro dia que aquilo esteve lá em casa fiz uma fita para não ir à creche e fiquei a jogar Sonic o dia todo.
(Sonic & Knuckles foi o meu preferido da SMD)

Mais tarde, já no primeiro ano do 1º ciclo, fui operado e ao fim de uma semana de internamento a minha mãe já não podia dormir todas as noites comigo no Hospital, o meu pai trabalhava muito e o meu irmão era ainda muito pequeno e, para me compensar recebi um Game Boy vermelho, daqueles gigantescos... Com aquela cor parecia mesmo um tijolo autêntico. Foi uma boa companhia no Hospital e deu-me milhares de horas de diversão com o Super Mario World e os Pokemons!

Pokemon foi mesmo um vício gigante... Tive os jogos todos menos o amarelo. Mais tarde tive um gameboy advance e também tive os jogos do Pokemon no GBA.

Algures no meu Segundo ano da escola primária o meu pai comprou uma Playstation. Fiquei atónito quando o meu pai chegou do trabalho com a caixa. Trazia o Gran Turismo e esse foi o meu primeiro jogo de corridas que, a longo prazo me tornaria um fã incondicional do franchise GT. A playstation foi uma plataforma que me deixa memórias amargas... Apesar de ter passado muitos bons momentos com Metal Gear Solid, Gran Turismo etc, nunca me esqueço daquele dia em que o meu primo fez queixa à minha mãe de algo que o meu irmão fez na escola (que já não me lembro o que foi) que deixou o meu pai tão irritado ao ponto de pegar na consola e a partir em mil pedaços no chão. Mais tarde, uns largos anos depois, já a playstation 2 estava no mercado, eu e o meu irmao juntamos dinheiro para comprar outra PSOne que acabou por se avariar.


Na segunda semana de Dezembro do 9º Ano, quando me preparava para ir para a escola encontrei na mala do carro uma Playstation 2, supostamente prenda de natal para os irmãos Oliveira. Escusado será dizer que o Natal chegou mais cedo e nesse mesmo dia já estavamos a jogar Tekken 3 que nem doidos. A Ps2 trouxe momentos espetaculares, especialmente com o Final Fantasy X e Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Mas, azar dos azares ao fim de 2 anos a consola avariou. Mas avariou velha do uso. Foram horas e horas e horas de vício. Lembro-me que na altura andava eu o Edison e o Ró a gozar frequentemente com os comandos gigantes da Xbox do Gonçalo. Faziamos disto uma guerra amigável...



No PC, perdi muitas horas a jogar Rollercoaster Tycoon, Theme Hospital, Pizza Tycoon, Americas Army, Civilization, THE SIMS!, Battlefield 2 e MMORPG's vários...

Já num tom não Nostalgico:
Hoje em dia possuo uma PS3 (que por sinal é a segunda -a primeira morreu - não tenho sorte com as Playstations mas não consigo deixar de adorar) e Metal Gear Solid 4 foi simplesmente ÉPICO. Actualmente a rodar com frequência: KILLZONE 2:)


E AGORA OS VIDEOS DOS MELHORES JOGOS PARA VOCÊS VOTAREM:

(sou só eu que acho a banda sonora deste genial??? acabaram de passar 10 min sem que me desse de conta.)

















6 comentários:

  1. Não comento este post.
    (mais do que isto, vá. foi só p'ra dar um olá.)

    ResponderEliminar
  2. A minha primeira consola foi uma ps2 quando tinha os meus 15 anos. Logo nunca joguei os tão afamados jogos. Mas Destaco o gta1, que joguei no pc, e super mário e pokemons que joguei emulados xD

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda tive uma mais antiga que a megadrive. Depois houve um grande deserto até ao fim do oitavo ano quando tive o meu primeiro pc. Joguei quase todos esse jogos em versão pc!

    Alguém me que desafiar para uma AOCzada?

    ResponderEliminar
  4. eheh tive a mega drive 2, a game boy a 1ª a playstation e agora a PS3...:p

    ResponderEliminar
  5. Xipre, lembrei-me agora de um jogo épico do Pc.... AGE OF EMPIRES II

    ResponderEliminar
  6. Playstation forever! XD

    ResponderEliminar